Oficina

Epistemologias afrocentradas pela ótica de investigadores/as racializados/as

17 de dezembro de 2024, 14h00

Sala 1, CES | Alta

Esta oficina tem como objetivo reunir doutorandos/as e pós-doutorandos/as racializados/as para compartilhar e refletir sobre suas pesquisas, promovendo um diálogo enriquecedor sobre as epistemologias afrocentradas. A proposta surge como uma continuidade da oficina "Epistemologias Afrocentradas: Experiências de Pesquisa Brasil-Portugal", ampliando o espaço de troca entre pesquisadores/as, estudantes e o público interessado, com foco em temas fundamentais para o entendimento das dinâmicas raciais e culturais que atravessam as sociedades contemporâneas.

A oficina abordará questões essenciais relacionadas à diáspora africana, patrimônios culturais, cartografias pós-coloniais, políticas públicas étnico-raciais, coletivos de resistência negra e afrodiaspórica, religiosidade africana, performance e corporeidades negras, comunidades tradicionais, oralidades, sistema prisional, letramento racial e práticas pedagógicas antirracistas no contexto educacional. O objetivo é promover uma discussão interseccional e interdisciplinar sobre as diversas formas de resistência ao racismo, mas, mais importante, sobre como os corpos marginalizados se ressignificam e se reorganizam em territórios marcados pela supremacia colonial, e como essas ressignificações moldam e renovam nossas metodologias de pesquisa, com destaque para as contribuições das intelectualidades negras.

Com a participação de oito projetos de pesquisa doutoral e pós-doutoral, em andamento ou já concluídos, oriundos de programas de pós-graduação das universidades participantes: Centro de Estudos Sociais (CES) - Universidade de Coimbra; Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) - Universidade de Coimbra; Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Kingston University London.
A oficina se configura como um espaço privilegiado para a troca de saberes e experiências entre as universidades de Portugal e do Brasil.

Este evento é viabilizado pelo apoio do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE/Capes), edital nº 6/2024, que incentiva e fomenta a pesquisa científica bem como a internacionalização do conhecimento.

Ao reunir estas perspetivas, não apenas contribui para a construção de novas narrativas acadêmicas sobre os saberes afrocentrados, mas também delineia novos caminhos para a pesquisa e a valorização das vozes e saberes negros no cenário global.


Intervenientes:
Adriana Aparecida de Jesus Reis (IEL-UNICAMP)
Beatriz Santos Pontes (PPG Ciências Sociais- UFSM)
Djean Ribeiro (UFBA/FLUP)
Felipe Rosa Müller (Unilasalle/ UFRGS)
Jane de Jesus Soares (UFBA/ PPGNEIM)
Livia Dubon Bohlig (Kingston University London)
Raquel de Oliveira Mendes (UFABC/UFS/CEIS 20)
Rafael Campos (FBAUP| DEA | I2ADS).

Comentários: Gaia Giuliani | Moderação: Paulo Peixoto


Organização: Paulo Peixoto, Gaia Giuliani, Beatriz Santos Pontes, Adriana Aparecida de Jesus Reis, Raquel de Oliveira Mendes e Livia Dubon Bohlig


Encontro organizado no âmbito das atividades da Linha Temática de Cultura urbanas, sociabilidades e participação.