CLICK
Connecting Families, Educators and Policymakers to Improve the Well-being of LGBTIQ Children through an Intersectional Approach

Período
1 de junho de 2025 a 31 de maio de 2027
Duração
24 meses
Resumo

A violência contra crianças pode assumir diversas formas e constitui uma grave violação dos direitos humanos. A União Europeia tem demonstrado uma crescente preocupação com esta questão, refletida na Carta dos Direitos Fundamentais da UE, que estabelece o direito à proteção, cuidado e bem-estar das crianças (art. 24). Por outro lado, a estratégia da UE sobre os Direitos da Criança reconhece que muitas crianças ainda enfrentam discriminação e violência devido ao género e à orientação sexual, recomendando o apoio a crianças em situação de vulnerabilidade e a promoção de ambientes escolares seguros e inclusivos.
O projeto CLICK: Conectando Famílias, setor educativo e Decisores/as Políticos/as (ou políticas públicas) (2025-2027) tem como objetivo principal combater a violência baseada no género e melhorar o bem-estar das crianças LGBTIQ através de uma abordagem educativa abrangente, conectando os contextos educativos e as famílias arco-íris.
O projeto Click é financiado pela Comissão Europeia (CERV - 2024 - DAPHNE) e conduzido por um consórcio interdisciplinar de universidades, centros de investigação, associações e ONGs em seis países europeus: Bulgária, Espanha, Hungria, Itália, Lituânia e Portugal. Em Portugal, é coordenado por Mara Pieri e Mafalda Esteves no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC).
Baseado numa metodologia mista e interdisciplinar, apresenta uma abordagem centrada na criança, assenta no conceito de interseccionalidade e reconhece a diversidade de experiências de crianças e jovens LGBTIQ.
O projeto será implementado em quatro fases:
FASE 1: Levantamento das necessidades e conhecimentos sobre as experiências de crianças LGBTIQ e famílias arco-íris nos contextos educativos de cada país participante.
FASE 2: Desenvolvimento de campanhas de sensibilização, workshops e encontros entre crianças LGBTIQ e famílias arco-íris.
FASE 3: Criação de diretrizes e formação de profissionais da educação para melhor apoiar crianças LGBTIQ, promovendo sinergias com famílias e decisores políticos.
FASE 4: Disseminação e comunicação com vários públicos-alvo (academia, sociedade civil e media).
Este projeto em Portugal conta com o apoio institucional da AMPLOS: Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género e da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

Parceiros

AMPLOS: Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género

Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG)

Rede ex aequo 

Investigadoras/es
Mafalda Esteves (coord)
Mara Pieri (coord)
Palavras-Chave
crianças lgbtiq, famílias arco-íris, interseccionalidade, violência de género, perspetiva centrada na criança, apoio social, educação.
Financiamento
Comissão Europeia - Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores