Projeto de Tese de Doutoramento
O impacto societal da investigação científica: uma análise a partir de estudos de caso em Portugal
Orientação: Tiago Santos Pereira
Programa de Doutoramento: Governação, Conhecimento e Inovação
Financiamento: Universidade Federal de Pernambuco
Considerando a demanda pela comprovação do retorno do investimento realizado em pesquisa, tem-se a preocupação, cada vez maior, em identificar e conhecer os resultados alcançados que são transferidos à sociedade. O entendimento de que uma pesquisa de qualidade naturalmente gera benefícios não engloba o esforço em transformar resultados em impactos societais. Além disso, no momento em que as avaliações de pesquisa são utilizadas para embasar as decisões de alocação de financiamento, há uma indicação dos valores e atores que são reconhecidos pelas instituições de fomento.
Dessa forma, um novo formato de avaliação que estabeleça parâmetros diferentes dos tradicionais, explorando os impactos que vão além da área científica, pode complementar a abordagem dominante da avaliação científica. Enquanto uma a avaliação tradicional se centra na análise bibliométrica do impacto das publicações e das revistas correspondentes, que já possuem algoritmos e processos estabelecidos, para realizar uma avaliação complexa de impacto societal, é necessário que haja uma combinação entre metodologia apropriada, acompanhamento sistemático e tempo para a devida condução do processo. Assim, é importante analisar se o contributo da avaliação do impacto societal da investigação é complementar à avaliação científica tradicional, trazendo valor acrescentado a estes processos.
Questão da pesquisa: A utilização de uma abordagem que avalie o impacto societal de pesquisa proporciona uma contribuição relevante frente à clássica avaliação do impacto científico?