ECOSOC - Oficina de Ecologia e Sociedade
Grupo de Leitura - Ecologia Política e Literatura ECO/ECOSOC
Transformar-se em Território
15 de janeiro de 2026, 14h30
Sala 2, CES | Alta
Reflexões articuladas a vivências, a partir de referenciais ecofeministas, têm adquirido representatividade crescente através expressões metodológicas e conceituais que se manifestam em propostas que abordam aproximações entre o corpo e o espaço. Transformar-se em território é uma das possibilidades colocadas. Assim, nesta sessão propomos a discussão do livro “A vegetariana” (Han Kang) e o vídeo curto – performance Uýra Sodoma, que será exibido durante o encontro.
O livro A vegetariana de Han Kang é uma história em que a narrativa praticamente não pertence à protagonista, a exceção dos raros momentos em que conta seus sonhos. Yeonghye é uma mulher tida como alguém absolutamente comum cuja trajetória é narrada por pessoas supostamente próximas dela. Contudo, para surpresa geral, a vida da protagonista e das pessoas ao seu redor muda drasticamente a partir do momento em que ela toma uma firme resolução: tornar-se vegetariana após um pesadelo que a tocou profundamente, num esforço de rejeitar a brutalidade do consumo de produtos de origem animal. Essa decisão a leva a romper com convenções sociais e revelar facetas inesperadas do mundo, o que conduz a personagem a um final surpreendente.
O vídeo-performance de Uýra fez parte da programação pública da vivência artística compartilhada “Ponto Final. Ponto Seguido”, como parte da exposição: “Amazonia: A BioCreativity Hub” (Amazônia: Um Pólo de Biocriatividade), ocorrida em Washington, D.C., em 2024. A intensa e poderosa participação artística coletiva aborda o ressurgimento da natureza, imersa sob o asfalto, mas também sob camadas de materialidades e imaginários coloniais. A artista trans indígena brasileira, que é bióloga, educadora de arte e possui mestrado em ecologia, usa seu próprio corpo como meio para tecer tramas que enredam as lutas e vitórias de populações marginalizadas, em favor dos povos indígenas da Amazônia e das comunidades LGBTQI+.
Atividade no âmbito do projeto de investigação ECO - Animais e Plantas em Produções Culturais sobre a Bacia Amazónica (ERC Consolidator Grant nº 101002359) e do grupo de trabalho ECOSOC/CES - Oficina de Ecologia e Sociedade

