Seminário Internacional
Poder Algorítmico e Inteligência Artificial: Simetrias e Assimetrias entre Norte e Sul Global
14 de novembro de 2025, 09h15-18h00
Sala 1, CES | Alta
Notas biográficas dos/as participantes
Rita Basílio de Simões é investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES) e Professora Associada na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC), integrada no Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, onde coordena atualmente a Secção de Comunicação. Doutorada em Ciências da Comunicação, coordena o Grupo de Trabalho em Género e Sexualidades da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e é coordenadora nacional do Global Media Monitoring Project (GMMP) – Who Makes the News?, promovido pela World Association for Chris-tian Communication. A sua investigação centra-se na comunicação e nos média a partir de uma pers-petiva interdisciplinar e crítica, abrangendo a sociologia do jornalismo, os estudos feministas e de género do espaço público, os estudos críticos da Internet e a regulação dos média. Fora do contexto académico, integra o comité de peritos do Conselho da Europa sobre violência contra as mulheres e raparigas facilitada pela tecnologia.
Carmen Lúcia Costa Brotas é doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia, realizando estágio de Doutorado Sanduíche na Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação, com financiamento da CAPES, Mestre e Ba-charel em Direito."
Mariana C. Broens é Professora Associada junto ao Departamento de Filosofia e ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista. Bolsista de Produtividade em Pesqui-sa junto ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq - Brasil.
Maria Eunice Quilici Gonzalez é Professora Associada do Departamento de Filosofia e Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual Paulista. Bolsista de Produtividade em Pesqui-sa do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia - CNPq - Brasil. Ênfase é dada ao estudo de impli-cações ecológicas, pragmáticas e éticas da área de criatividade computacional em sistemas complexos.
Sofia José Santos é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e investigadora associada no CES onde desenvolve investigação, desde 2008, e a partir de uma perspetiva crítica, feminista e interseccional, investigação na área de media e política internacional; media, paz e violências; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades.
João Miranda é Professor Auxiliar na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e investiga-dor no Centro de Estudos Interdisciplinares – CEIS20. A sua produção científica inclui artigos e capí-tulos de livros que exploram diferentes dimensões dos media e do jornalismo, incluindo a regulação, a ética, a transparência e a responsabilização. Tem participado em projetos que se debruçam sobre temas como a confiança nos media, a violência online direcionada a jornalistas ou a automação algorítmica do jornalismo.
Inês Amaral é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Associada com Agregação da Secção de Comunicação do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É coordenadora do Doutoramento em Ciências da Comunicação e cocoordenadora do Doutoramento em De-sign de Media Computacionais. Doutorada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. É membro da equipa do Observatório Masculinidades.pt e do Conselho Consultivo do GILM. Tem desenvolvido investigação sobre sociabilidades nas redes sociais digitais, participação e media sociais, estudos feministas dos media, masculinidades, género e media, literacia mediática e digital, tecnologias e envelhecimento ativo, audiências e consumos mediáticos na era digital, e desinformação. Foi investigadora responsável do projeto “MyGender - Práticas mediadas de jovens adultos: promo-ver justiça de género nas e através de aplicações móveis”, e investigadora corresponsável do projeto “MediaTrust.Lab - Laboratório de Media Regionais para a Confiança e Literacia Cívicas”.
Juliana Moroni é pós-doutoranda na Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Departamento de Filosofia, Informação e Comunicação. Apoio à pesquisa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ. Mestre e graduada em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista, UNESP - Marí-lia, SP.

