Encontro
Igualdade de género em Disputa: Educação, Tecnologia e Poder em Contextos de Regressão
24 de novembro de 2025, 15h00-17h00
Sala 2, CES | Alta
Notas biográficas das oradoras
Viviane Teixeira Gomes
Professora Associada do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É uma das coordenadoras do Laboratório Didático de Química do IQ/UFRJ e coordena o projeto de extensão e pesquisa "Meninas na Química". Realiza estágio pós-doutoral no CES, sob a supervisão de Rosa Monteiro, e seu interesse está nas políticas públicas de educação para a inclusão de meninas às Ciências Exatas e da Natureza e Tecnologias na educação pública brasileira.
Rosa Monteiro
Socióloga, investigadora no CES e Professora Associada na FEUC. Desempenhou funções enquanto Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade entre 2017 e 2022. O seu trabalho foca-se nas políticas públicas de igualdade e nas resistências à sua implementação, bem como no impacto das relações de género no trabalho e na sociedade.
Mariana Santos
Licenciada em Relações Internacionais pela FEUC, Mestre em Comunicação Pública e Política pelo Sciences Po Bordeaux e em Sociologia pela FEUC. Atualmente aluna do Doutoramento em Sociologia na FEUC. A sua investigação foca-se na instrumentalização de questões ligadas aos direitos das mulheres e da mobilização de temas de género por partidos de direita radical.
Inês Simões
Mestre em Sociologia pela FEUC com a tese "Para um ensino das CTEM e das TIC com perspetiva de género: uma análise de práticas e de ausências". A sua investigação tem-se centrado nas resistências e dificuldades que rodeiam a integração de uma perspetiva de género nas atividades relacionadas com as CTEM. Frequenta o Doutoramento em Sociologia na mesma instituição.
Camila Marques
Licenciada em Gestão, pela FEUC. Atualmente mestranda em Sociologia, pela FEUC. A sua investigação foca-se na análise crítica do ensino da Inteligência Artificial no contexto universitário português, com especial atenção à forma como as dimensões éticas e de género são (ou não) integradas nos currículos, nas práticas pedagógicas e nas estratégias institucionais. O seu trabalho enquadra-se nos estudos críticos da IA e baseia-se em contributos da IA feminista e da sociologia da tecnologia.
Mariana Amado
Licenciada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, mestranda em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se nas políticas públicas educativas, nas representações sociais da juventude e na aplicação de metodologias qualitativas participativas para uma co-construcao de conhecimento democrática e inclusiva.
Daniela Lebre
Licenciada em Ciência Política e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e, atualmente, doutoranda em Sociologia na mesma instituição. A sua investigação, enquadrada nos estudos de género e sociologia política, foca-se na mobilização da teoria das redes para analisar as desigualdades de género na participação política a nível local.
Beatriz Gomes
Licenciada em Estudos Artísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. A sua investigação, enquadrada nos estudos de género e em pedagogias educativas, foca-se no entendimento de como processos educativos informais, especificamente o TUMO, poderão contribuir para a dessegregação sexual horizontal que se verifica nas áreas das STEM.

